Data: 07-08-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Trimezia fistulosa é uma espécie herbácea com registros de ocorrência apenas na região da Serra do Cipó, no Estado de Minas Gerais. Tem EOO de 1.039,51 km² e AOO de 16 km². Desenvolve-se no Cerrado em áreas de terrenos úmidos, arenosos ou areno-pedregosos, sujeitos a alagamentos. Apesar de ocorrer em áreas protegidas da Serra do Cipó, esta sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turística. A outra área de coleta da espécie não dispõe de qualquer tipo de proteção. Dessa forma, considera-se que a espécie esteja sujeita a duas situações de ameaça. Diante do exposto, devido a sua distribuição restrita, à especificidade de hábitat e às ameaças ao ambiente onde se desenvolve, T. fistulosa encontra-se "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Pseudotrimezia fistulosa (R.C.Foster) Lovo & A.Gil;
Família: Iridaceae
Sinônimos:
Descrita originalmente em Rhodora 64: 309 1962. Espécie conhecida popularmente por trimezia-chifre-de-veado (Chukr; Giulietti, 2008), sendo diferenciada de Trimezia fistulosa var. longifolia Chukr pelo menor porte, folhas recurvadas e ápice obtuso (Chukr, 1992).
A espécie ocorre apenas no Estado de Minas Gerais (Chukr, 2012).
Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo; hermafrodita; floração ocorrendo de junho a agosto e frutificação de junho a novembro; ocorre no Cerrado em áreas de terrenos úmidos, arenosos ou areno-pedregosos, podendo estar sujeito a alagamentos (Chukr, 1992; Chukr; Giulietti, 2008).
1.3.3 Wood
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
O Parque Nacional da Serra do Cipó, área de ocorrência da espécie, apesar de área protegida ainda sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turistica (Madeira, 2009).
1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.
- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.
- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.
- CHUKR, N.S. Dois novos táxons em Iridaceae da Serra do Cipó, Minas Gerais. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 13, p. 103-109, 1992.
- MADEIRA, J.A. Plano de manejo: Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encarte 2, p.102, 2009.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Trimezia fistulosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia fistulosa
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:18:52